Pasta de Dentes Zero Waste

21-06-2019

Cada vez temos mais alternativas para minimizar o nosso impacto no planeta e, ainda, beneficiar a nossa própria saúde

Quando queremos reduzir a nossa pegada ambiental devemos focar-nos especialmente nos produtos que usamos diariamente ... uma vez que os consumimos centenas de vezes ao longo do ano. 

Já calculaste quantas vezes lavas os dentes por ano? No mínimo, 730! Será, assim, incalculável a quantidade de embalagens descartáveis já utilizaste ao longo da vida! 

Quanto aprofundamos este tópico, podemos fazer a seguinte reflexão - o que é que contém uma pasta de dentes? Compostos químicos e até microplásticos! Ora, estes componentes acabam por ser absorvidos pelo nosso organismo e, através da canalização, têm como destino final os nossos oceanos! Considerando que um número incalculável de pessoas utiliza este tipo de produtos em todo o mundo ... é irrevogável que esta situação não é benéfica, certo?

Felizmente existem alternativas! Imagina uma pasta dos dentes a reunir todos os nossos requisitos: 

  • Preço acessível; 
  • Livre de plásticos;
  • Não contém óleo de palma;
  • Não são realizados testes em animais;
  • Livre de produtos de origem animal;
  • Feita à base de produtos naturais; 
  • Embalada em materiais reutilizáveis;
  • Fabricada em Inglaterra e vendida em Portugal; 
  • Proveniente de comércio justo e sustentável; 
  • Segura, eficaz e com sabor/textura agradáveis;

Além disto ... esta pasta não contém corantes, conservantes, flúor, triclosano, SLS/SLES, emulsionantes, glicerina! Pois é! Já conheces a Truthpaste? É comercializada pelas magníficas irmãs empreendedoras Ecosisters!

É super simples de usar! Apenas tens de: 

  1. Abrir o frasco; 
  2. Com um utensílio seco, retirar um pouco de pasta e colocar na escova;
  3. Lavar os dentes!

Simples não é? Esta pasta é feita à base de argila, aloe vera, neem e mirra! E tem um aroma super fresco (peppermint e wintergreen)! 

Adorei imediatamente este produto! Normalmente preciso de algum tempo para me habituar a outras pastas alternativas (seja pelo seu sabor e/ou textura). Mas com a Truthpaste tive uma sensação de bem-estar e limpeza imediata!  

Para quem ainda não experimentou nenhuma pasta de dentes diferente das convencionais no início pode "estranhar" um pouco as suas características. Por exemplo, ... a falta de espuma! Devemos ter consciência que a espuma obtida nos produtos de limpeza convencionais é feita de forma industrial e à base de produtos químicos (SLS/SLES)  que são potencialmente irritantes para a pele! 

Se pretendes obter mais informações sobre as condições de compra informa-te aqui. Se ainda não conheces as Ecosisters conhece este projeto português fantástico! 

Podes também rever o Sunday Eco Talk que fiz no dia 19 de Maio com a Joana no meu Instagram e Facebook

Espero que este artigo te tenha sido útil de alguma forma! Junta-te a nós neste movimento por um planeta mais saudável, justo e equilibrado!

Por uma Vida ECOnsciente,
Filipa Gouveia