Eco Apps

30-09-2019

Existem muitas coisas que podemos fazer para minimizar o nosso impacto ambiental! E que tal utilizarmos um dos maiores recursos dos nossos tempos: a tecnologia?


Já que inevitavelmente está presente em todos os dias da nossa vida ... então vamos tirar o melhor partido dela! Que tal juntarmo-nos a comunidades online já existentes? Estes ecossistemas virtuais colocam-nos em rede numa fração de segundos! 

No post de hoje venho partilhar algumas das minhas apps preferidas!

"Share more, waste less" é o slogan desta app! O objetivo da Olio é criar uma rede que conecta vizinhos e pessoas que vivam em zonas próximas para partilhar comida, e outros bens, de forma a que não se desperdicem! A questão de partida é "when did sharing food become weirder than wasting it?"!  

Esta app portuguesa permite-nos perceber o que podemos plantar e em que época do ano, de forma biológica! Além disso tem dicas super úteis de como semear/plantar, regar, cultivar, colher e ... até como podemos comer estes legumes e frutas!

O objetivo é evitar o despedício alimentar e, desta forma, connectar restaurantes/cafés/pastelarias e os consumidores! Nesta app são divulgados os excedentes alimentares  que não foram vendidos ou que estão próximos do prazo de validade com descontos a partir de 50%! 

É um motor de busca em tudo similar ao Google! Mas tem uma missão ecológica associada: quantas mais utilizadores tiverem, mais árvores conseguem plantar em todo o mundo! Além disso, assumem os seguintes compromissos: são transparentes (publicam relatórios financeiros mensais), garantem a privacidade dos seus utilizadores e os seus servidores são alimentados com energia 100% renováveis!

Esta app permite-nos encontrar, numa fração de segundos, restaurantes plant-based em qualquer lugar do planeta! Além disso, têm um blog com temas super interessantes ligados ao veganismo e também podemos encontrar receitas vegan/vegetarianas deliciosas!

Esta app portuguesa, da Quercus, permite-nos saber o que podemos fazer com os nossos resíduos não recicláveis! Podemos doar ou entregar em pontos de recolha! É de utilização super intuitiva, e está organizado por categorias como, por exemplo, beatas, cápsulas de café, baterias automóveis, lâmpadas, entre outros. 


Vivemos numa era única em que todos podemos estar ligados! Utilizar o mundo online para ter um impacto positivo no nosso mundo "offline" é um dos recursos mais valiosos da nossa era! Junta-te ao movimento!

Por uma Vida ECOnsciente,
Filipa Gouveia