Reduzir o desperdício - Parte 2

12-04-2019


Muitos dos produtos de higiene convencionais que utilizamos possuem na sua constituição microplásticos e outros ingredientes pouco naturais. Por norma vêm embalados em recipientes de plástico que dificilmente são reutilizáveis. No fim da utilização, acabamos por os deitar ao lixo. Tudo isto gera uma pegada ecológica considerável, dia após dia, ano após ano!

Existem alternativas?

No artigo anterior abordei algumas estratégias para reduzir o desperdício nas nossas rotinas diárias.  

Hoje coloco-te a questão: sabes como podes reduzir o desperdício na tua higiene pessoal, nomeadamente nos cuidados da pele? Seguem algumas mudanças que consegui aplicar facilmente no meu dia a dia:

Cuidados da pele - rosto e corpo

Optei por passar a utilizar produtos totalmente naturais - os óleos vegetais biológicos.  Normalmente as suas embalagens são de vidro e no final podem ser reutilizadas! Quando possuem um conta gotas são bastante rentáveis. São um excelente investimento pois são sem dúvida são uma opção económica, saudável e ecológica.

Para hidratação da cara utilizo óleo de jojoba e de calêndula. Mas existem imensas opções! Por exemplo, o óleo de côco é um multifunções! Comecei a utilizá-lo para substituir as toalhitas desmaquilhantes e outros produtos convencionais para limpeza de pele. Utilizo-o também como hidratante para o corpo (e tem uma aroma fantástico). 

Existem variadíssimos tipos de óleos essenciais e cada um tem imensas propriedades que vão beneficiar a nossa saúde. Fica prometido um artigo para abordar esta temática!

2. Cuidados da pele - como tomar banho sem plásticos

Em artigos anteriores já referi várias vezes a importância de dar preferência a produtos sem embalagens de plástico. No mercado já existem alternativas de sabão sólido para shampô, amaciador de cabelo e gel de banho!

Além disso, já ouviste falar nas Luffas? Na verdade são plantas, e por isso são 100% ecológicas. São excelentes para substituir esponjas de banho. 

Se tiveres algum terreno com espaço suficiente e boa exposição solar, podes até plantar em tua casa! Mais zero waste será impossível :-) No final da utilização não terás de te preocupar pois são totalmente biodegradáveis! Podes deitar no lixo orgânico ou idealmente utilizar no composto.

Obviamente que também podes optar por ensaboar-te diretamente. No entanto, a luffa vai ajudar a fazer imensa espuma e desta forma poupar os produtos de higiene, evitando que os gastes tão rápido. Adicionalmente, são excelentes ativadores da circulação sanguínea e promotores da drenagem linfática. Só têm vantagens!


Sabias que as luffas também podem ser utilizadas para substituir as esponjas de lavar a louça? Esse tema irá ser abordado no próximo post, onde vou falar de como reduzir o desperdício na cozinha.

Todos os produtos que mencionei podem ser encontrados na loja online Mãe Natureza! Pesquisa sobre este excelente projeto criado em prol da proteção da nossa saúde e do nosso planeta! Se queremos tornar a nossa vida mais ECOnsciente, então devemos dar todo o nosso apoio aos bons projetos e produtos portugueses!

Até já!

Filipa