Detergentes Ecológicos

22-07-2019

O que utilizas para limpar a tua casa? Seja para lavar a louça, a roupa, o chão ou os vidros ... todos os produtos convencionais contêm substâncias nocivas para a nossa saúde e para o ambiente. 

Esta informação não está sequer "escondida"! Basta consultares rótulos desses produtos e vais encontrar os símbolos de saúde e segurança. Todos alertam para uma panóplia de diferentes tipos de perigo! Na grande maioria são tóxicos, provocam irritação (ocular, cutânea e das vias respiratória) e ... representam perigo para o ambiente aquático!  

Como se não bastasse, invariavelmente temos o o problema do costume: as embalagens! Quantas embalagens de produtos de limpeza já compraste ao longo da vida? E quantas reutilizaste para outros fins? Mesmo que no final tenham sido recicladas, faz esta conta à escala global. Mesmo no cenário mais otimista de todos, é impossível fazer uma estimativa não é?

Como sempre, há imensas soluções! Sabias que existem detergentes super ecológicos? Que facilmente podes fazer em tua casa? Sim! 

Para isso, nada melhor do que aprender com a Verónica Paiva da BioVó! A Verónica é Bióloga, mestre em Ecologia e Gestão Ambiental e especialista em Biocosmética e Naturopatia! 

A Verónica deslocou-se novamente ao Norte e eu regressei à Nina Coop Store, na Póvoa de Varzim, para participar em mais um workshop econsciente - desta vez sobre detergentes ecológicos! Como não poderia deixar de ser ... foi fantástico! 

A Verónica faz sempre uma contextualização científica e começou por explicar o que são tensoativos! Estas substâncias permitem que a água e as gorduras percam a capacidade de se manter separadas (exemplo: experimenta misturar água e azeite) e, assim, que decorra o processo de limpeza!

Os tensoativos podem ser ser de origem: 

  • Natural (exemplo: nozes da saponária)
  • Derivados Vegetais (exemplo: sulfato de côco de sódio)
  • Sintética/Petroquímica (exemplo: TEA lauril sulfato)

Os tensoativos sintéticos são criados a partir de matérias primas fósseis e o seu processamento cria novas moléculas que não existem na natureza e que não são biodegradáveis!

Como podes imaginar, quando queremos transitar para uma vida sustentável vamos ter preferência pelas duas primeiras opções.  

Seguem alguns exemplos de ingredientes que podemos utilizar para elaborar detergentes ecológicos:

  • Vinagre
  • Argilas
  • Ácido cítrico
  • Óleos essenciais
  • Bicarbonato de Sódio
  • Sabão (elaborados com óleos vegetais)

Sabias que podemos utilizar argila para fazer limpezas a seco em superfícies delicadas (ex. tapetes e assentos do carro)? E o vinagre como desincrustante e anti-calcário? E que o bicarbonato é um bactericida muito eficaz para remover odores e manchas?

É claro que não podiam faltar os óleos essenciais! Sim, também são utilizados para produtos de limpeza! Pela sua composição a maioria têm propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas. 

Além disso, cada óleo tem aplicações muito específicas. Por exemplo, o O.E. de citronela pode ser utilizado para afastar mosquitos!

Neste workshop, falámos também de alguns ingredientes menos habituais:

  • Percabonato de sódio
  • Carbonato de cálcio
  • Carbonato de sódio 

Também são produtos naturais. Por exemplo, o carbonato de sódio (também conhecido como potassa) é elaborado a partir do sal da cozinha! Sabias que remove nódoas difíceis e é um branqueador da roupa? Já era utilizado pelas nossas avós. 

Depois de uma introdução teórica passámos à parte prática! Todas as participantes levaram um detergente para a roupa, um líquido da louça e um limpa vidros! Além disso levaram outras receitas para experimentar em casa.

A Verónica é adepta da máxima "menos é mais". Por isso ensina de uma forma simples e utiliza a menor quantidade de ingredientes possível. Por exemplo, para fazer um limpa vidros apenas precisas de 3 ingredientes:<

  • Água
  • Vinagre
  • Óleo essencial

Simples não é? Mesmo os procedimentos apenas passam por misturar, aquecer ou pesar ingredientes. Como se estivéssemos a cozinhar! 

Elaborar produtos de limpeza também passa por reaproveitar e reutilizar! Por exemplo, para elaborar detergente da roupa podes reaproveitar sobras de sabão.

Se ficaste interessado(a) neste tipo de workshops e gostavas de aprender mais, consulta aqui o artigo sobre Saboaria

Podes também seguir a página de facebook da BioVó e da Nina Coop Store para te informares de todos os eventos que dinamizam. Aproveita e inscreve-te no Workshop de Cosmética Natural, a decorrer no dia 21 de Setembro!

Não te esqueças, ainda está em vigor o código promocional VIDAECO10 para obteres desconto em todos os produtos da loja online BioVó!

Por último, quero referir que para além destas alternativas existem outras! Caso estejas numa fase da vida em que não tens disponibilidade para aprender mais sobre estes assuntos podes também encontrar na tua zona de residência lojas que vendam produtos de limpeza a granel!

Podes também procurar lojas e hipermercados que já tenham disponíveis marcas de produtos de limpeza mais ecológicos (lê bem os rótulos, com muita atenção a eventuais tentativas de greenwashing)! Ou então, podes também encomendar online

Nós consumidores ditamos as tendências e as necessidades! Apoia causas em que acredites! Mesmo que este tipo de produtos ainda sejam uma minoria, o futuro depende de mim, de ti, de todos nós. 

Relembra-te: seja no que for, cada escolha tem muito poder!

Por uma Vida ECOnsciente,
Filipa Gouveia