DESODORIZANTE CASEIROS: 2 PASSOS + 4 INGREDIENTES

04-05-2018

Já pensaste em fazer o teu próprio desodorizante? Com ingredientes naturais e sem aditivos tóxicos? É possível fazer isto em tua casa de forma rápida, fácil e barata! Venho partilhar a solução que encontrei!  

Apenas precisas dos seguintes ingredientes

  • Óleo de côco (5 colheres de sopa);
  • Óleo essencial de palmarosa (5 gotas);
  • Bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa);
  • Amido de milho (3 colheres de sopa);

E seguir os seguintes passos

  1. Mistura tudo e leva a derreter em banho maria;
  2. Coloca a mistura num recipiente e deixa-a arrefecer no frigorífico;

Dicas

  1. Muita gente conhece amido de milho como Maizena. Existem também diferentes alternativas biológicas que podes encontrar na secção bio/saudável de alguns hipermercados ou também nos supermercados/lojas de produtos biológicos.
  2. Podes reutilizar pequenos boiões de vidro, retirar o desodorizante com uma colher ou espátula e aplicar como se fosse creme. Se preferires, podes reutilizar/comprar embalagens de desodorizante (stick) e aplicar diretamente.
  3. Dependendo da temperatura da tua casa, podes deixar o desodorizante no frigorífico ou não. No Verão, a sensação de frescura pode ser agradável. Além disso, previne que o desodorizante fique demasiado líquido.
  4. Na primeira experiência que fiz, utilizei apenas metade das doses que referi. É sempre bom experimentar primeiro, e ver se realmente nos adaptamos, de forma a evitar desperdícios.

Como vês é bastante simples! Além de esta proposta ser um ótimo investimento na tua saúde é também uma opção amiga do ambiente. 

Todos os ingredientes utilizados têm múltiplos benefícios e têm infinitas aplicações (as quais irei abordar nos futuros posts). Por exemplo, a palmarosa tem um aroma fantástico e possui propriedades calmantes, antisséticas e regenerativas. 

Quando começamos a investir em determinados produtos (como, por exemplo, óleos essenciais ou óleo de côco) podemos pensar que são um investimento exagerado. A verdade é que quando devidamente doseados e utilizados podem durar muito tempo. 

Como diz o ditado "o barato sai caro". Que melhor investimento podes fazer? Investir em ti. Desafia-te e experimenta! 


P.S.: Por favor partilha as tuas dúvidas, ideias e experiências. Este é um processo de aprendizagem constante :-)