Cosmética Capilar

13-11-2019

No passado dia 10 de Novembro tive a oportunidade de colaborar em mais uma parceria ECOnsciente, com a querida Verónica da BioVó! Estive no seu workshop de Cosmética Capilar, em Guimarães, no espaço Pedra Flor ... e venho contar-vos tudo!

Como é que tratas do teu cabelo? Tal como qualquer parte do nosso corpo, devemos tratá-lo com o máximo cuidado e carinho!

Muitos dos produtos convencionais a que estamos habituados contêm substâncias nocivas para a nossa saúde e para o ambiente! Levantam também a questão do seu embalamento em plástico - que muitas vezes nem sequer é reciclado!

As melhores soluções são as mais simples - e elas provêm sempre da Natureza!

Neste workshop as participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre cabelos e ingredientes naturais que podemos utilizar para estimular a sua vitalidade!

O nosso cabelo tem a sua "personalidade" e características! Como tal, podemos aplicar o melhor que a Natureza nos dá para o cuidar da melhor forma! 

Só para citar alguns exemplos: salsa, rosmaninho, alfazema, alecrim, urtigas e camomila! Toda a gente conhece estas plantas mas poucos de nós tiramos o melhor partido delas!

  • Sabias que o alecrim estimula o crescimento e previnem a queda?
  • Já para a caspa podemos utilizar salsa!
  • E as urtigas podem ser um bom aliado para o cabelo seco!

Também podemos tirar o melhor partido dos óleos vegetais ... tão simples como o óleo de oliva, óleo de grainha de uva, óleo de côco e óleo de ricino! Por exemplo, sabias que o óleo de graínha de uva é o mais adequado para cabelos oleosos?

E claro, não podiam faltar os óleos essenciais! Sabias que também podem ser benéficos para a nossa saúde capilar? Por exemplo, o óleo essencial de alecrim pode ser utilizado como um anti-caspa ou anti-queda! Já o óleo essencial de alfazema é calmante e adequado para cabelos secos! As possibilidades são infinitas!

Nota: Os óleos essenciais devem ser utilizados com precaução - principalmente crianças, grávidas, idosos ou pessoas em situação de saúde frágil. Devem ser sempre diluídos num óleo vegetal e, preferencialmente, aconselhados por profissionais especializados nesta área.

Foi também importante compreender aspetos mais técnicos e científicos associados aos shampoos!  Sabes que tipos de tensoativos existem? 

  • Naturais - como, por exemplo, as soapnuts  (nozes de saponária)
  • Sintéticos/petroquímicos - TEA lauril sulfato (usado nos cosméticos convencionais)

No workshop utilizámos tensoativos derivados de naturais, como o sodium cocoyl isethionate! Estes são derivados vegetais, são biodegradáveis e têm uma ação mais eficaz quando comparados aos tensoativos naturais.  

Depois da parte teórica foi o momento de meter mãos à obra! As participantes deste workshop tiveram a oportunidade de confecionar e levar para casa

  • Um shampoo sólido!
  • Um amaciador líquido!
  • Uma máscara!

Sempre com a orientação atenta da Verónica todas foram capazes de personalizar os seus produtos de acordo com as características dos seus cabelos!

Além disso levaram para casa mais receitas para praticar! 

  • Amaciador sólido!
  • Shampoo líquido!
  • Óleos de massagem para o couro cabeludo!
  • Tónicos e loções!
  • Máscaras!
  • Gel anti-frizz

Não é fantástico? A cosmética capilar é um mundo! E eu fiquei fascinada! Acredito que são pessoas como a Verónica que contribuem para um futuro melhor de todos nós!

É urgente voltarmos aprender como fazer os nossos produtos do dia-a-dia! Ou então ficamos reféns de comprar produtos ... que muitas vezes não se adequam a nós! 

Se quiseres saber mais sobre a BioVó lê os seguintes artigos sobre:

Não percas também a oportunidade de conhecer o bonito projeto Pedra Flor, ao qual o Hélder se dedica! Fica bem no centro de Guimarães e pretende ser um espaço de partilha, aprendizagem ... disponibilizando alternativas sustentáveis e ecológicas a quem o visita! 

São pessoas empreendedoras que se dedicam a fugir das zonas de conforto que me inspiram todos os dias, a seguir um caminho com propósito!

E tu? Já começaste a tua transição para uma vida mais sustentável, leve e harmoniosa? Se não ... vem daí também! Por um futuro melhor para todos nós!

Por uma Vida ECOnsciente,
Filipa Gouveia