CONSUMO CONSCIENTE: 2 PASSOS

25-04-2018

Muitas vezes olhamos para as frutas e legumes do supermercado e vemos as mesmas formas, tamanhos e cores! Mas se observarmos a Natureza, sabemos que nada é standardizado! No seu estado natural, nada terá os padrões de beleza idealizados pela sociedade moderna.

A Natureza tem os seus ritmos e naturalmente há sazonalidade nos alimentos que podemos obter em cada estação. Mas atualmente podemos ter acesso a qualquer fruta/legume em qualquer período do ano. O que vamos consumir é, portanto,de alguma forma adulterado e muitas vezes é proveniente de práticas de cultura intensiva (num regime económico muito pouco justo para os produtores). Há muito desperdício alimentar em várias partes da cadeia pois toneladas de alimentos vão parar ao ... lixo!

Além disso, uma vez mais, coloca-se o problema das infinitas embalagens! Será mesmo que precisamos de consumir todos estes recursos? Além de todas as consequências éticas, sociais, económicas e ambientais ... levantam-se ainda questões de saúde! Vale a pena pensar nisto.

Qual a solução?

A Natureza é sábia e basta seguir os seus ritmos. Uma vez que tomei consciência disto e senti vontade de mudar, percebi que podia fazer a diferença com apenas 2 passos:

  • comprar local *(há quanto tempo não vais a uma mercearia ou ao mercado?)
  • comprar sazonal

Se quiseres desafiar-te um pouco mais podes também comprar produtos a granel. E facilmente podes recusar sacos de plástico e reutilizar os que já tens em casa. Assim, facilmente podes poupar recursos e dinheiro

Podes sempre escolher:

Artificial ou Natural? Excesso ou Simplicidade? Começa hoje a fazer diferente! :-)