Descobre como lavar a roupa de forma ecológica!

29-04-2019

Como lavas a tua roupa? Utilizas os produtos tradicionais e queres dar o salto para a mudança? É inegável que os produtos químicos embalados em recipientes de plástico são nocivos para o ambiente e para a saúde, certo?

Há cerca de um ano que finalmente decidi ser proativa, acabar com o pensamento "é mau mas é o que se encontra nos supermercados" e encontrar alternativas! 

Para saberes como substituir o amaciador da roupa consulta o meu último artigo onde expliquei como reaproveitar as cascas de citrinos para fazer vinagre de cidra aromatizado . É super simples e tem um aroma fantástico! No final, apenas tens de colocar o vinagre no compartimento do amaciador! Simples!

Hoje vou focar a partilha nas duas melhores soluções que encontrei para substituir o detergente de lavar a roupa

1. Substituir o detergente da roupa por nozes da saponária 

Esta é a minha opção preferida pois é a alternativa que considero mais prática, saudável e económica. As nozes da saponária são de origem vegetal e portanto são totalmente biodegradáveis. Se as utilizares vais beneficiar também a tua saúde e evitar alergias e irritações de pele originadas pelas substâncias químicas utilizadas nos produtos convencionais. Sem dúvida que vais poupar dinheiro, o saco de nozes da saponária que comprei há meses ainda está para durar! 

E como é que estas nozes podem lavar a roupa? Elas contêm uma substância natural chamada saponina que é libertada quando está em contacto com a água. As suas propriedades tensoativas fazem com que a gordura e a sujidade presente nos tecidos sejam envolvidas e retiradas com a água. É por isso que as nozes da saponária são um autêntico detergente natural. 

E como se podem utilizar? É super simples. Podes utilizar um saco de algodão ou, por exemplo, podes optar por reutilizar uma daquelas meias que inevitavelmente perderam o seu par ao longo dos tempos. Depois:

  • Coloca cerca de 5-6 nozes dentro do saco ou da meia; 
  • Junta algumas gotas de óleo essencial para teres um aroma fantástico;
  • Dá um bom nó, para que as nozes não se soltem durante a lavagem; 
  • Coloca o saco dentro do tambor da máquina de lavar a roupa;
  • Liga a máquina e aciona os programas que utilizas normalmente. 

É tão fácil quanto eu explico. Irás verificar que a roupa fica perfeitamente limpa e podes reutilizar cada saco de nozes pelo menos 4 vezes. 

O aroma da roupa vai ser muito suave, praticamente inodoro. É normal que sintas falta do "cheiro de roupa lavada" proporcionado pelos detergentes convencionais. Não te esqueças que foram anos e anos de habituação a esses aromas de base química. Vai tentando e experimentando até que te sintas confortável. O importante é não desistir.

2. Fazer o teu próprio detergente da roupa 

Gostarias de fazer os teus próprios produtos de limpeza? Assim tens a vantagem de conhecer todos os ingredientes que utilizas! Vou partilhar a receita mais simples que conheço, onde o ingrediente principal é o sabão. Ao escolher o sabão tens de ter atenção a vários critérios, nomeadamente: 

  • Que tipo de embalagem tem? Evita o plástico e dá preferência a produtos com eco friendly packaging. Se encontrares a granel, é a situação perfeita.
  • Que ingredientes tem? Por exemplo, há muitos sabões feitos à base de gordura animal.  Existem também muitos com base vegetal mas presta atenção: tem óleo de palma? Se sim, evita ao máximo. A sua utilização desenfreada em produtos alimentares e de cosmética é uma das maiores causas de desflorestação a nível mundial - com graves consequências ambientais, sociais e económicas. É um crime para o qual não devemos contribuir.


Receita para detergente de lavar a roupa

  • 150g sabão de Marselha
  • 100g bicarbonato de sódio
  • 100ml vinagre 
  • 2l de água quente 
  1. Ralar o sabão;
  2. Numa panela, aquecer a água, juntar o sabão e mexer; 
  3. Adicionar o vinagre e o bicarbonato, e continuar a mexer; 
  4. Deixar repousar;

Esta receita é super simples mas requer algum tempo de dedicação para ralar bem o sabão. É conveniente que o sabão se dilua completamente, caso ainda existam raspas de sabão inteiras deves continuar a deixar a mistura ao lume e ir mexendo. 

Nas fotografias de hoje mostro o meu Sabão de Marselha feito à base de azeite! Foi-me oferecido e veio diretamente de França (felizmente já veio ralado)! Nem sempre é fácil encontrar um tipo de sabão que cumpra os requisitos que mencionei em cima e que tenha um preço razoável - considerando que vai ser usado para fazer detergente. 

Por estes motivos, ao longo do tempo abandonei esta opção e comecei a utilizar apenas as nozes da saponária. No entanto é uma opção muito válida! Até porque é um multifunções! Sabias que o podes utilizar com líquido de lavar a louça? Experimenta!

E ... Por falar em roupa, o próximo post será sobre moda sustentável por isso fica atento(a). Por hoje, espero que o artigo tenha sido útil! 

Por uma Vida ECOnsciente,

Até breve! Filipa Gouveia