Aprender a Arte da Saboaria

24-06-2019

A Verónica da BioVó e a Paula da Nina Coop Store uniram-se para dinamizar um fantástico workshop de Introdução à Saboaria! E eu, com o projeto Vida ECOnsciente, tive a oportunidade de participar neste evento repleto de pessoas simpáticas, unidas pela aprendizagem ... por um mundo mais sustentável

Aprender a fazer os nossos próprio sabonetes engloba uma série de vantagens, para nós e para o planeta. 

Em primeiro lugar podemos controlar a 100% todos os ingredientes que utilizamos e a sua origem. Como bem sabemos, todos os produtos que tradicionalmente compramos são feitos de forma completamente industrial

A pele é o maior órgão do nosso corpo e, inevitavelmente, vamos acabar por absorver todos estes componentes químicos. Por outro lado, além desses componentes serem nocivos para a nossa saúde, também o são para o meio ambiente

Além do problema da destruição e extração massiva de recursos naturais (por exemplo, quando é utilizado óleo de palma) temos novamente a questão da poluição! Por um lado, estes produtos vêm sempre embalados em plástico. Por outro lado, os seus constituintes químicos vão acabar por prejudicar os ecossistemas (marinhos e outros).

Ao fabricar o nosso próprio sabonete vamos prevenir e minimizar tudo isto. Para quem tem questões dermatológicas será especialmente importante optar por este tipo de sabonetes!

É muito inspirador ouvir a Verónica a falar sobre esta arte! Ela vive e acredita a 100% nesta sua paixão e missão

Todos os produtos da BioVó são produzidos de forma artesanal, apenas com ingredientes de origem natural e vegetal, sem recurso a ingredientes de origem animal. Todos os produtos são cruelty free e vegan.

Grande parte dos ingredientes utilizados são de origem biológica e a base da maioria dos cosméticos naturais é o Azeite Virgem Extra proveniente das oliveiras das Serras de Aire e Candeeiros.

Para além disso sabias que todos os produtos da BioVó que estão mercado são certificados pelo INFARMED

Sem dúvida que "menos é mais"! Neste workshop aprendi que para fazer um bom sabonete apenas precisamos de três ingredientes: gordura, água e hidróxido de sódio*! É quanto basta! 

Agora lanço-te o desafio: 

vai contar quantos ingredientes contém o teu gel de banho! 

Mas é claro se quisermos enriquecer o sabonete com mais propriedades podemos adicionar óleos essenciais (O.E.), sementes, café, sal e até corantes naturais!

Quanto ás gorduras vegetais que podemos utilizar, temos imensas opções fantásticas! Por exemplo, podemos utilizar azeite, óleo de côco, óleo de amêndoas doces ou manteiga de cacau!

*hidróxido de sódio = soda cáustica

A Verónica alertou e explicou imensas vezes todas as normas de segurança que devemos cumprir! 

É imprescindível que os cálculos matemáticos sejam feitos de forma rigorosa (sob pena de podermos, por exemplo, colocar a nossa própria saúde em risco). Além disso, existem procedimentos que devem ser respeitados e material que deve ser utilizado. 

Porquê? Por exemplo, sabias que ... 

  • Se optares por fazer um sabonete à base de azeite e outro à base de óleo de côco, as quantidades de hidróxido de sódio que vais utilizar serão diferentes?
  • Devemos, em determinadas fases do processo, verificar temperaturas dos ingredientes e controlar o pH do sabonete?
  • Para diferentes métodos de produção de sabão, existem tempos de cura diferentes?
  • Deves apenas utilizar utensílios de plástico ou inox (uma vez que o vidro, alumínio e a madeira reagem com o hidróxido de sódio)?
  • No caso de gravidez, existem O.E. que não devem ser utilizados?

Por estes motivos, se ainda não fizeste nenhum workshop de saboaria, deves garantir que as fontes de informação que utilizas são totalmente fidedignas

Como podes imaginar recomendo a 100% os workshops da BioVó! A Verónica é uma pessoa cheia de experiência e sabedoria. Para além de ser super acessível e divertida. 

Além disso, a Paula da Nina Coop Store acolheu-nos com grande simpatia e genuína hospitalidade. Já conheces esta loja localizada no centro da Póvoa de Varzim? É um espaço repleto de produtos ECOnscientes, que vão desde o artesanato e vestuário a produtos alimentares biológicos e vegan! É também um espaço de partilha e aprendizagem pois lá decorrem todo o tipo de workshops ligados à sustentabilidade (alimentação, costura, bem estar, etc.) 

Acede aqui ao vídeo que a BioVó fez com a Vida Macro, onde a Verónica ensina a fazer um creme corporal 

Se tens curiosidade sobre estes assuntos e não queres perder mais uma oportunidade de aprender ... no próximo dia 20 de Julho a Biovó vai voltar à Nina Coop Store

Desta vez para nos ensinar a fazer detergentes ecológicos nomeadamente produzir detergente da roupa em pó, limpa vidros e produto de tratamento para móveis em madeira! Fica atento(a)!

Por uma Vida ECOnsciente,
Filipa Gouveia